Friday, February 6, 2009

Uma artista portuguesa

Ainda na Bifolândia, comprei um livro (um curso de português), para ver se o Ricky começa a aprender alguma coisa. Ainda não tinha prestado muita atenção ao livro mas, esta manhã, resolvi dedicar-lhe algum tempo.
Bom, não vou revelar o nome da autora, porque não quero enxovalhar ninguém mas, esta senhora (de nome português) que lecciona português numa universidade inglesa é, a meu ver, uma grande besta.
Deixo, aqui, algumas citações que retirei de um texto que a autora escreveu sobre culinária portuguesa:

“Para os portugueses comer é o maior prazer na vida”.


(Ai sim? Fala por ti, minha querida. Não me metas no mesmo saco.).

“Falar da cozinha portuguesa é falar de tomate…”


(Claro, é mesmo a primeira coisa que me vem à cabeça quando penso em comida portuguesa. Tomate!)

“O prato tradicional português é o bacalhau. Há mais de duzentas receitas de bacalhau de acordo com uns e mais de mil segundo outros. O número varia de acordo com o número de copos de vinho que beberam durante um grande e suculento jantar português”.

(Espera lá, não tinhas dito que o maior prazer na vida de um português é comer? Decide-te mulher, somos comilões ou alcoólicos? E, até aposto que 90% dessas receitas de bacalhau levam tomate! É ou não é?)


BRUTA!!!!

Nota: Chamo a atenção para o seguinte pormenor: A Dra., que lecciona língua portuguesa, não sabe fazer uso de vírgulas.E agora pergunto, como é que gente tão mal formada consegue cargos destes?

6 comments:

Lita said...

Muito triste, de facto...

E. R. Pereira said...

OI
Não conheço muito Portugual para dizer sobre o assunto, mas quero saber se você teve alguma dificuldade em suas aulas de Inglês e como foram ?
Pois eu estou com um pouco de medo ainda agora que estou em um estágio que não se pode falar muito o português, apenas em casos de dúvida e ainda por cima minha professora veio da Belgica, por um lado é bom conhecer pessoas de outras nacionalidades, mas fico assustada, o que faço, dá um conselho.(minhas aulas começaram hoje) =)Beijocas=)

carol said...

Lita,

É realmente mau, que a malta que está no estrangeiro, não esteja a representar o nosso pais como deve ser. Enfim....
Beijocas

Evelym,

Em Portugal começamos, normalmente, a aprender o inglês, na escola, com 11 anos de idade. No meu caso, tive aulas de inglês, dos 11 aos 17/18.
A par da escola pública, há quem tenha também aulas em institutos privados, como um reforço. No meu caso não foi necessário. Acho o inglês, a língua mais fácil do mundo.
Há quanto tempo andas a aprender inglês? Ajuda muito, ler e ver filmes em inglês. Aprende-se num instante!
Quanto à professora Belga, deve ser interessante! A senhora tem sotaque francês? hehe
Boa Sorte!!
Beijinhos

Estreliña said...

Não habia nexexidade de comprar livrecos dessa indole!!

Tu darás uma excelente teacher de cultura portuguesa!

Bjs

;)

carol said...

Cristina,

Podemos não ser exemplares, mas não somos todos labregos como a tal mulher transmite! Enfim!!!!

Besitos

Gil said...

Pois, realmente esta senhora não sabe lá muito bem do que fala. O problema aqui é que para quem está completamente por fora da cultura portuguesa pode muito bem acreditar nestas imbecilidades... e assim os portugueses ganham uma imagem que nada corresponde à realidade. Enfim, o que se há-de fazer.